Ambos são planos de saúde individuais, porém o Plano individual é aquele que você contrata diretamente junto a uma operadora de saúde. Hoje são poucas as operadoras que oferecem planos individuais, sem ser por adesão.
Então qual a diferença?
Plano Individual
Os reajustes dos Planos Individuais que você contrata diretamente junto a uma operadora são regulados pelas ANS (Agência Nacional de Saúde), onde muitas vezes não traduz o custo de operação daquela operadora. Além disso, acabam tendo uma rede credenciada de atendimento menor que por Adesão.
Plano Individual por Adesão
No caso dos Planos Individuais por categorias, os chamados Planos por Adesão, tem mais autonomia do repasse de custos de suas operações por categoria, não tendo influência da ANS nos reajustes. Além disso, sua cobertura, bem como sua rede credenciada, devido a essa “liberdade de custos”, acabam sendo muito maiores do que os Planos convencionais Individuais.
Então qual Plano Individual devo escolher?
Não existe um Plano ideal, existe um Plano que se encaixa às suas necessidades, seja sobre coberturas oferecidas, rede credenciada, valor, e ainda os reajustes que sofrerão ano-a-ano.
O fator “reajuste” deve ser levado em consideração, onde apesar de inicialmente um plano por adesão apresentar menor valor no preço inicial x o tradicional plano individual, tende essa diferença a se reduzir ano-a-ano, pois os Planos por Adesão tem mais liberdade de repassar seus custos aos filiados, acabando muitas vezes sendo maiores que os reajustes apresentados pela ANS.
Qual papel de uma corretora nessa contratação?
O papel de uma corretora de Planos de Saúde é fundamental para você. Através das suas necessidades, o corretor credenciado poderá fazer um estudo detalhado, e com esses dados apresentará várias opções para sua escolha.
Consulte sempre uma corretora especializada em Planos de Saúde, ela é uma aliada de sua saúde.